quarta-feira, 7 de maio de 2008

Bolsas e bolsos, marcas de um governo com tentáculos



Caro Senhor Presidente,
Espero que esta carta o encontre em terra firme. Será possível? Com tantas viagens, compromissos, passeios e sei lá mais o quê, o senhor bem que poderia ter uma caixa postal aérea, ou implantar algum programa para que as correspondências cheguem em suas mãos em tempo hábil. Digo implantar programa, porque isso o seu governo sabe fazer muito bem não é mesmo? São tantos que às vezes me confundo, é Fome zero, é Bolsa Família, Bolsa gás, Bolsa escola, bolsas e mais bolsas, enquanto seus ministros e aliados não ganham bolsas, mas ganham “bolsos” cheios de dinheiro.
Ora Senhor digníssimo Lula, eu no auge da minha juventude e esperança de um Brasil melhor, fui às urnas com toda empolgação digna dos meus 18 anos, e pela primeira vez votei e elegi um presidente, ou seja, o senhor mesmo. Acreditando estar fazendo o melhor para o nosso país, porque cresci vendo roubalheira pelos famosos “tucanos” que insistiam em não sair do poder, lá fui eu com a cara, a coragem e argumentos bem petistas. E cá para nós, acho que quebrei a cara não é mesmo?
Mas não pense que eu me decepcionei de imediato. Não, não mesmo. Lutei, defendi e hoje sei lá, ando muito descrente com seu governo. Após tanta lama, tanta sujeira descoberta, tanto dinheiro aparecendo em locais estranhos, até cueca? Ah, me poupe!
Como o senhor deve ter percebido, muitos são os questionamentos impressos nessas linhas, mas venha cá e me responda: quem é você? Qual dos Lulas? Aquele lutador, guerreiro, sindicalista, esquerdista, barbudo, que gritava, exigia, lutava? Ou o de hoje? O que não sabe, não viu, não ouviu e nem viu, uma espécie de lobo mau às avessas.
É triste ver situações que o PT combatia exaustivamente, terem sido aprovadas exatamente no seu governo. Quer um exemplo? A Reforma da Previdência. Como assim? Mais demora e burocracia para a tão sonhada aposentadoria dos nossos trabalhadores. Logo o senhor Seu Presidente que dizia estar ao lado destes. E quantas CPI’s não é? São tantas, que o povo brasileiro cansou de acompanhá-las, não que o povo esteja satisfeito, mas é tanta impunidade, é tanta “pizza” pelo palácio, que já virou até dancinha nas mãos e no “corpo” de uma dita cuja.
Bom, quero finalizar elogiando e agradecendo, para não dizer que de tudo sou insatisfeita ou ingrata. Valeu pela bolsa de 100% na faculdade. É, admito, parabéns pelo incentivo aos estudos universitários. Mas espera aí, acho que não faz mais que sua obrigação, não é? Afinal, ando pagando muito bem meus impostos, que, diga-se de passagem, estão bem altinhos. E outra, essa história de Prouni é só um cala boca, porque nós estudantes de ensino público quase nunca conseguimos ingressar em uma universidade federal, e essa é uma forma de ficarmos mais quietos, e nem fazermos tanta baderna quanto à péssima educação pública, e conseqüentemente a falta de conhecimento para passar em um vestibular federal.
Então volto, e retiro o agradecimento.
Apesar de tanta reclamação, deixo meu forte abraço, na esperança de que ao “pousar” em solo firme, reflita sobre algumas questões levantadas nesta humilde carta.

Atenciosamente,
Sua eleitora e brasileira que não desiste nunca,

Um comentário:

Fran Noya disse...

Seria preciso uma 'pombinha' corajosa para essa carta conseguir chegar lá nas mãos no nosso amado presidente. Digo amado porque nunca deixei de gostar dele, apesar de ser um analfabeto-sem-dedo que comanda o país com a cabeça baixa.
Por isso esse Brasil dá um passo a frente e dois pra trás. Mas sempre foi assim, não?
Eu sou testemunha: o ensino público não merece lá muitos elogios não, e ainda sou contra esse sistema de cotas -apesar da deixar as coisas mais fáceis para um estudando "pobre" - é preciso passar no vestibular por mérito de estudo e não por 'dó'.
Esse ano eu voto pela primeira vez, por isso ando acompanhando um bocadinho de política (que apesar disso, eu tbm tenho um gostinho estranho por esse assunto).
Minha carteira de eleitor é meu documento favorito, me dá uma responsabilidade gostosa.

E obrigada pelo apoio lá no meu blog, confesso que fiquei muito supresa - e feliz - com sua visita!

Beeijão
te amo

Fran